quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lembrança de Casamento

Outro dia, fui em um casamento muito gracinha, onde os noivos estavam muito felizes, onde seus familiares estavam mais felizes ainda com aquela união e onde, por conta de tudo isso o clima era de amor de verdade!!
No final quando estávamos indo embora, fora ganhar havaianas e bem-casado, recebemos uma lembrancinha linda e inusitada : Uma mudinha de Romã!!!
Vinha junto a explicação do que essa mudinha simbolizava.
E eu como adoro plantas, plantei a minha...e fico completamente apaixonada cada vez que ela me dá flores ou lindas e pequenas romãs.
Eu não guardei o tag que acompanhava a plantinha, e só lembrava que ela simbolizava Amor, então, resolvi pesquisar e colocar aqui no blog...assim fica uma doce e delicada dica para quem está pensando em casar!!!



História

A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega, sempre será melhor do que aquele que vai embora.
Quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, os 12 espiões que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Jeová (Deus) prometera. Ela estava presente nos jardins do Rei Salomão. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.
Os semitas a chamavam de “rimmon”, para os árabes era conhecida como “rumman”, e mais tarde, os portugueses a chamaram de romã ou “roman”. Na Idade Média a romã era freqüentemente considerada como um fruto cortês e sanguíneo, aparecendo também nos contos e fábulas de muitos países. Os povos árabes salientavam os poderes medicinais dos seus frutos e como alimento. Tanto a planta, como o fruto, têm sido utilizados em residências ou em banquetes pelo efeito decorativo das suas flores e dos seus frutos, além do seu uso como cerca viva e planta ornamental. Segundo uma antiga crença popular, se você levar na carteira três sementes de romã, "dinheiro nunca há de lhe faltar".



Fonte texto: wikipédia*
Fonte foto: Arquivo google, palavra-chave "foto romã"

Nenhum comentário:

Postar um comentário